sábado, 28 de maio de 2011

                    Os saltimbancos

Ao assistir esta peça achei bem fofinho e tal, mas foi bem normal porque tenho outras prefêrencias.




Os Saltimbancos: Um dos mais consagrados musicais infantis brasileiros conta agora com a encenação de Carlos Gradim e grande elenco, escolhido a dedo entre os melhores atores/cantores de Minas Gerais. Em cartaz de 4 a 9 de fevereiro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, esta é uma montagem inédita do texto de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, com tradução e adaptação de Chico Buarque. Os Saltimbancos narra as aventuras de quatro animais – um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata – que, cansados de maus tratos, decidem fugir dos patrões e formar um grupo musical, partindo para a cidade em busca do sonho de serem artistas. 
O espetáculo foi convidado pela 37ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança para integrar a programação do evento, que acontece em diversos espaços da capital mineira e em algumas cidades do interior do Estado até 1° de março. Os Saltimbancos é uma correalização da Fundação Clóvis Salgado com a Odeon Companhia Teatral e conta com o patrocínio da OI, Precon, BMG, Cemig e Usiminas. Durante esta temporada, serão oito apresentações no Grande Teatro do Palácio das Artes, que prometem levar ao público uma leitura contemporânea e inesquecível da obra. Novos arranjos musicais foram criados especialmente para uma montagem que, além de trazer diversos elementos da musicalidade e da cultura mineiras, aborda temas universais, como a união e a luta pela busca por um sonho.


Os Saltimbancos, da Odeon Companhia Teatral
Os Saltimbancos experimentam exploram diferentes linguagens e se destaca por reunir um belo texto, um trabalho cênico cuidadoso, atores/cantores de grande talento e músicas e letras que dispensam apresentações. A construção de Os Saltimbancos é fruto de grandes investimentos e pesquisas no campo das artes cênicas, mobilizando uma equipe de cerca de 100 profissionais, entre produtores, preparadores vocais e corporais, atores e cenotécnicos. Os cenários e figurinos do espetáculo foram produzidos no Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado, e outro grande diferencial da montagem, que chega a contar com 26 pessoas em cena, é a participação de orquestra e coral ao vivo no palco, ao lado dos atores e bailarinos.
 A estreia de Os Saltimbancos marca a entrada de Minas Gerais no circuito das produções de grandes musicais, ao estilo da Broadway. Vale lembrar que tais espetáculos têm sido frequentemente apresentados no eixo Rio/São Paulo, com grande sucesso de público e crítica.
Além da encenação de Carlos Gradim, o espetáculo conta com direção coreográfica e assistência de direção de Suely Machado, preparação corporal de Marcela Rosa, direção musical de Dr. Morris e Babaya, preparação vocal da cantora e professora de técnica vocal também de Babaya, cenografia e
 figurinos de Márcio Medina, design de luz de Fábio Retti, confecção de adereços do Atelier Junia Melillo e direção de produção da Rubim Projetos e Produções. Marcelo Veronez, Nivaldo Pedrosa, Regina Souza, Rose Brant e grande elenco serão os responsáveis por dar vida à encenação que ganha os palcos do Grande Teatro do Palácio das Artes. 
Os Saltimbancos marca ainda a volta de Carlos Gradim à montagem de musicais infantis. Consagrado com espetáculos como Amor e Restos Humanos, Servidão e Quando você não está no céu, o encenador mineiro também dirige cinema e fez grande sucesso na década de 90 com The Adams, musical que conquistou público de todas as idades, venceu diversos prêmios e revelou nomes como Débora Falabella. 
Por tudo isso, a nova montagem desta obra que marcou o nome de Chico Buarque também na cena infantil é simplesmente imperdível. Para crianças de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário